Desinformação, Fake News e a União Europeia

Decorreu no dia 24 de março, às 16h a sessão Desinformação, Fake News e a União Europeia, com Rita Fortunato Baptista, assessora de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Uma iniciativa online onde se realizou uma importante reflexão sobre o tema da desinformação, e as estratégias e comportamentos que devemos adotar para combater esta situação e conduzir a um futuro europeu com cidadãos informados e participativos.

Foram também abordados os esforços que a União Europeia, está a implementar para combater a desinformação. Destacamos o “EUvsDisinfo” (https://euvsdisinfo.eu), um site desenvolvido para ajudar os cidadãos europeus a desenvolver resistência a operações de desinformação e manipulações mediáticas, e a iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, denominada “Bolas de Bruxelas” (https://ec.europa.eu/portugal/news/eu-myths_pt) em que são desmitificadas várias informações erróneas relativas à União Europeia (Exemplos: Não se sabe quanto é, de onde vem e para onde vai o dinheiro da UE / A União Europeia proibiu o brinde no bolo rei). Destacamos igualmente a página da União Europeia que aborda os mitos relacionados com o COVID-19 (https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/fighting-disinformation_pt).

Uma sessão realizada pelo Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, com a colaboração do Departamento de Artes e Multimédia do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro.

O Futuro da Europa em discussão

           

O Futuro da Europa esteve em destaque, no Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega com duas iniciativas distintas sobre a temática, realizadas online, e com transmissão para a sua página de Facebook onde estão disponíveis para visualização.

Na segunda-feira, 1 de Março, Marisa Matias, deputada ao Parlamento Europeu, e membro da subcomissão dos Direitos Humanos do Parlamento Europeu, expôs, no âmbito da defesa dos Direitos Humanos, o seu trabalho, preocupações e perspetivas para o Futuro Europeu na sessão “Os Direitos Humanos e o Futuro da Europa”.

Na quinta-feira, 4 de Março, o foco virou-se para as questões ambientais no debate “O Pacto Ecológico Europeu e o Futuro da Europa”, organizado em parceria pelo Europe Direct e pela Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses (EPAMAC).

Paulo Lemos, perito da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, antigo Secretário de Estado do Ambiente, e com uma carreira de mais de 30 anos ligada às temáticas ambientais, abordou questões relativas ao Pacto Ecológico Europeu, os seus objetivos, ambições e impacto no Futuro da Europa e do Mundo. Uma sessão produtiva, aberta ao público, com a participação de alunos da EPAMAC e da Escola Profissional Vértice, que, com questões pertinentes contribuíram para um animado debate sobre as questões ambientais.

EUROPE DIRECT

História

Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local e têm como missão permitir que os cidadãos disponham de informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia. Também promovem o debate sobre a União Europeia e as suas políticas, a nível local e regional e veiculam informação das instituições europeia adaptada às necessidades locais e regionais.

 

FACEBOOK | E-MAIL