europe direct

Notícias

As mais relevantes informações sobre a atualidade Europeia.

Notícias sobre as atividades do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega.

Mantenha-se informado sobre as iniciativas europeias na sua região.


 

Apoios Europeus para o Setor Cultural e Criativo

 

No próximo dia 22 de Setembro pelas 18h30, irá realizar-se uma sessão de informação online intitulada “Apoios Europeus para o Setor Cultural e Criativo”. Nesta iniciativa, Sara Machado, do Europa Criativa Portugal, apresentará os apoios que estão disponíveis na vertente Cultura do programa Europa Criativa para os integrantes do Setor Cultural e Criativo.

Para participar basta fazer a sua inscrição aqui: https://bit.ly/3hEbJmp

No dia do evento receberá no seu correio eletrónico um link para a participação na sessão.

Esta sessão é uma organização do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, em parceria com o Centro de Informação Europa Criativa.

 

16 de Setembro de 2021


 

Discurso sobre o Estado da União Europeia

 

Amanhã, 15 de Setembro de 2021, às 8h, assista ao Discurso Sobre o Estado da União Europeia!

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fará um discurso no Parlamento Europeu sobre o estado da União, no qual faz o balanço do ano anterior e destaca as prioridades para o ano seguinte.

Acompanhe a transmissão em direto na nossa página de Facebook.

Partilhe as suas opiniões e questões connosco!

14 de Setembro 2021


#EUChooseSafeFood

 

 

Escolher e preparar uma refeição para si, para um grupo de amigos ou para a família é uma responsabilidade.

Além de fazer uma refeição saborosa, precisa de garantir que a comida é fresca, que não contém alergénios indesejados e que foi armazenada e confecionada corretamente. Dá que pensar!

A nova campanha da EFSA – #EUChooseSafeFood – tem como objetivo consciencializar a população para a ciência que está por trás da segurança alimentar na União Europeia e para ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas acerca das escolhas alimentares do dia-a-dia, com a tranquilidade de saber que os seus alimentos são seguros.

Lançada a 31 de julho, o objetivo da nova campanha da EFSA, a nível europeu, é encorajar a sociedade a tomar decisões alimentares com confiança, explicando o papel essencial da ciência e dos cientistas na segurança alimentar. Desde ajudar a decifrar as etiquetas e a compreender os aditivos, até aconselhar sobre o porquê de as batatas cruas não deverem ser conservadas no frigorífico, a campanha oferece informação de grande utilidade prática para os consumidores.

Para mais informações visite https://campaigns.efsa.europa.eu/EUChooseSafeFood/#/index-pt

 

6 de Setembro de 2021


 

Discurso sobre o Estado da União Europeia

 

 

No dia 15 de Setembro, pelas 8h, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen,  profere um discurso no Parlamento Europeu sobre o estado da União, no qual faz o balanço do ano anterior e destaca as prioridades para o ano seguinte.

Nesse discurso, explica também como conta a Comissão fazer face aos desafios mais prementes da União Europeia e quais as ideias que moldarão o futuro da UE.

Todas as informações aqui

 

31 de Agosto de 2021


 

Inscrições Abertas!
A Europa vai à Escola – 2021 / 2022

 

 

Já se encontram abertas as inscrições para o “A Europa vai à Escola” relativo ao ano letivo de 2021/2022.

No âmbito deste programa, um técnico do Europe Direct conduzirá uma sessão de informação sobre a União Europeia, online ou presencial, que inclui temáticas de âmbito europeu como: a História da União Europeia e a sua construção; Instituições Europeias; a Conferência sobre o Futuro da Europa; O Pacto Ecológico Europeu; A Luta contra a Desinformação.

Inscrição aqui

Devido ao elevado número de inscrições que recebemos em anos anteriores, aconselhamos que realizem a inscrição com a maior antecedência possível, de forma a a podermos responder a todas as solicitações.

 

30 de Agosto de 2021


 

Mecanismo de Recuperação e Resiliência

 

 

A Comissão Europeia desembolsou 2,2 mil milhões de euros de pré-financiamento a Portugal, o que equivale a 13 % da componente subvenções e empréstimos da dotação financeira a conceder a este país.
Portugal é um dos primeiros países a receber um pagamento de pré-financiamento ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR). Este pagamento contribuirá para lançar a aplicação das medidas essenciais em matéria de investimento e de reforma delineadas no plano de recuperação e resiliência de Portugal.

Saiba mais aqui

 

30 de Agosto de 2021


 

Portugal lidera a produção de bicicletas na União Europeia

 

Sabe qual é o país da União Europeia líder na produção de bicicletas?

🇵🇹 Portugal com 2.6 milhões de bicicletas em 2020, seguido por:
🇮🇹 Itália com 2.1 milhões
🇩🇪 Alemanha com 1.3 milhões

Em 2020 produziram-se na União Europeia 12.2 milhões de bicicletas na União Europeia, o que representa um aumento de 1,2% comparativamente com 2019.

Andar de bicicleta promove a saúde e o bem-estar pessoal; é um transporte económico e ajuda a diminuir a poluição atmosférica quando utilizada em detrimento do automóvel.

 

30 de julho de 2021


 

Inauguração do Europe Direct Tâmega, Sousa e Alto Tâmega – Nova Geração 

O Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, realizou, no dia 19 de julho, nas instalações da Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, a cerimónia de inauguração do arranque da nova geração da Rede Europe Direct 2021 – 2025.

Sediado na Profisousa desde 2013, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega  a sua missão passa por promover um diálogo proactivo e contínuo com os cidadãos e tornar a União Europeia mais acessível às pessoas aos níveis local e regional.

Várias instituições estiveram representadas, como a Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a Escola Profissional Vértice, o Centro Qualifica da Profisousa, a Moveltex, a ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira, e o projeto Incorpora, numa cerimónia com presenças limitadas devido à pandemia de COVID – 19.

 

Créditos Fotográficos: Câmara Municipal de Paços de Ferreira

26 de Julho de 2021


 

Inauguração do Europe Direct Tâmega, Sousa e Alto Tâmega – Nova Geração 

 

No próximo dia 19 de Julho, pelas 14h30, será realizada a cerimónia oficial de inauguração da Nova Geração 2021-2025 do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega.

Decorrerá nas instalações do Europe Direct, e terá o seguinte programa:

 

14 de Julho de 2021


 

Aprovado o Plano de Recuperação de Portugal

 

Boas notícias para Portugal!

O Conselho aprovou o plano de recuperação português. O financiamento pode começar a chegar.

Com 16,6 mil milhões de euros, o NextGenerationEU ajudará Portugal a tornar-se mais ecológico, mais digital e mais bem preparado para o futuro.

14 de Julho de 2021


 

Nova chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

                                                           

Comissão Europeia nomeia novo chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Sofia Moreira de Sousa assumirá funções no dia 1 de setembro de 2021.

Saiba mais em https://europa.eu/!93hHrW

 

12 de Julho de 2021


 

A Europa vai à Escola

 

O Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega levou o “A Europa vai à Escola” até terras de Celorico de Basto, onde, a convite do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, realizamos três sessões presenciais. Assim, no dia 30 de Junho, visitamos a Escola Básica da Mota, e no dia 7 de Julho estivemos com os alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (no auditório dos Bombeiros Voluntários de Celorico) e na Escola Básica da Gandarela.

Agradecemos o convite. Foi um prazer conversar com alunos tão interessados no projeto Europeu.

Até breve!

8 de Julho de 2021


 

 

As inscrições para a 4ª edição do SummerCEmp estão abertas!

Alcoutim de 27 a 30 de agosto

Não percas tempo, candidata-te em https://europa.eu/!QgMctN

O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem como exercícios em equipa e conversas diretas e improváveis entre atuais e futuros líderes de opinião. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior terá a oportunidade de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), de forma aberta e concreta, sobre o futuro do projeto europeu e aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas muito diversos.

 

Mais informação:

Regulamento do Summer CEmp 2021

Formulário de candidatura ao Summer CEmp 2021

Brochuras das edições anteriores com os programas e testemunhos de participantes: 20192018, e 2017

 

1 de Julho de 2021


 

Conferência sobre o Futuro da Europa

Inserido num projeto de cooperação transfronteiriça de Redes de Informação Europeia do Norte de Portugal e da Galiza, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, participa na campanha #ÉotEUmomento!
Clica na imagem para veres o vídeo.

Sabe mais sobre a Conferencia sobre o futuro da Europa aqui

23 de Junho de 2021


 

A Europa vai à Escola

 

Durante este mês de Junho levamos o “A Europa vai à Escola” até à Escola Profissional de Cinfães (online), e à Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso (presencialmente)
Um privilégio conversar com jovens atentos e interessados no projeto europeu!

13 de Junho de 2021


 

Ano Europeu do Transporte Ferroviário

 

O Ano Europeu do Transporte Ferroviário oferece-nos a oportunidade de redescobrir este modo de transporte. A nossa mobilidade futura tem de ser sustentável, segura, confortável e comportável. O transporte ferroviário oferece tudo isso e muito mais!

Graças a uma série de ações, aproveitaremos esta oportunidade para ajudar o setor ferroviário a realizar o seu pleno potencial. Convidamos todos a participarem no Ano Europeu do Transporte Ferroviário.

7 de Junho de 2021


 

Guia de financiamento da União Europeia para o turismo

O setor do turismo foi duramente atingido pela crise pandémica e precisa de todo o apoio possível. Para ajudar a indústria, as autoridades públicas e todas as partes interessadas a encontrar fundos europeus relevantes disponíveis para o ecossistema do turismo, a Comissão Europeia lançou recentemente o Guia sobre o financiamento da UE para o turismo.

Consulte aqui

28 de Maio de 2021


 

A Europa vai à Escola


 

Durante o mês da Europa, estivemos no Agrupamento de Escolas de Idães com duas sessões presenciais do “A Europa vai à Escola”, e duas sessões em linha com a Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende .
Debates animados e participativos com os jovens sobre a construção e o futuro da Europa.

28 de Maio de 2021


 

Nova Rede Europe Direct

Somos uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional.
Em Portugal, a nova rede Europe Direct, que iniciou atividade no dia 1 de maio, conta com 15 centros que cobrem todo o território nacional.
O Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega fica em Paços de Ferreira sediado nas instalações da Profisousa.

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram ou contacte-nos através do email europedirect@profisousa.pt

15 de Maio de 2021


 

Conferência sobre o Futuro da Europa

 

 

No dia 4 de Maio, estivemos na Escola Profissional Vértice com as alunas do 2º Ano de Animador/A Sociocultural em debate sobre o futuro da Europa.

Opiniões de jovens interessadas e comprometidas com o projeto Europeu.

Faça ouvir a sua voz na Plataforma da Conferencia sobre o Futuro ad Europa https://futureu.europa.eu/?locale=pt

 

11 de Maio de 2021


 

9 de Maio – Dia da Europa

Para celebrar o Dia da Europa perguntamos aos jovens o que significa a União Europeia para eles.
No vídeo encontram algumas das respostas!
Promovemos igualmente o Hastear Digital da Bandeira da União Europeia assim como também divulgamos as comemorações dos nossos parceiros.

10 de Maio de 2021


 

Conferência sobre o Futuro da Europa

Partilhe as suas ideias sobre o futuro do projeto Europeu 🇪🇺

Veja o que outras pessoas têm a dizer, encontre eventos perto de si, organize o seu próprio evento e acompanhe o progresso e os resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa

Consulte a plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa e faça ouvir a sua voz!

10 de Maio de 2021


 

Diálogo dos Cidadãos sobre “Os jovens e o futuro da Europa social”

Convidamos-te para participares no Diálogo dos Cidadãos sobre “Os jovens e o futuro da Europa social com Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais e Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, moderado por Cláudia Semedo.

No dia 4 de maio entre as 14h00 e as 15h30 (hora de Lisboa), em formato digital, o comissário europeu e a ministra portuguesa querem ouvir-te numa conversa aberta e sem intermediários, conduzida pelas questões dos participantes. Pedimos também que promovas este evento junto de todas as tuas redes e de amigos que possam ter interesse.

Inscreve-te aqui e diz-nos que pergunta gostarias de fazer.

30 de Abril de 2021


 

Desinformação, Fake News e a União Europeia

Decorreu no dia 24 de março, às 16h a sessão Desinformação, Fake News e a União Europeia, com Rita Fortunato Baptista, assessora de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Uma iniciativa online onde se realizou uma importante reflexão sobre o tema da desinformação, e as estratégias e comportamentos que devemos adotar para combater esta situação e conduzir a um futuro europeu com cidadãos informados e participativos.

Foram também abordados os esforços que a União Europeia, está a implementar para combater a desinformação. Destacamos o “EUvsDisinfo” (https://euvsdisinfo.eu), um site desenvolvido para ajudar os cidadãos europeus a desenvolver resistência a operações de desinformação e manipulações mediáticas, e a iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, denominada “Bolas de Bruxelas” (https://ec.europa.eu/portugal/news/eu-myths_pt) em que são desmitificadas várias informações erróneas relativas à União Europeia (Exemplos: Não se sabe quanto é, de onde vem e para onde vai o dinheiro da UE / A União Europeia proibiu o brinde no bolo rei). Destacamos igualmente a página da União Europeia que aborda os mitos relacionados com o COVID-19 (https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/fighting-disinformation_pt).

Uma sessão realizada pelo Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, com a colaboração do Departamento de Artes e Multimédia do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro.

10 de Abril de 2021


 

Volta de Apoio ao Emprego 2021

No passado dia 17, Joaquim Freitas do ERASMUS+ Juventude em Ação, e Sandra Simão da Rede EURES, apresentaram várias ferramentas e soluções para melhorar a empregabilidade, promover a mobilidade, e potenciar um futuro europeu com cidadãos informados, e plenamente integrados no projeto da União Europeia.
Esta sessão decorreu em linha, contou com cerca de meia centena de participantes tendo sido organizada pelo Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Lousada.
A iniciativa “Volta de Apoio ao Emprego”, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, enquadra-se na prioridade “uma economia ao serviço das pessoas” e consiste na organização de sessões de informação, em várias localidades do continente e das ilhas, para divulgar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade.

8 de Abril de 2021


 

Prémio de tradução Juvenes Translatores

A aluna Ana Luísa Gomes Lameiras, do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul, foi galardoada com uma Menção Honrosa no Prémio Europeu de tradução Juvenes Translatores.
Leonor Silva, aluna da Escola Secundária Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão, foi a vencedora portuguesa.
Este concurso de tradução, destinado a alunos do ensino secundário de toda a União Europeia, teve como tema «Enfrentar tempos difíceis – juntos somos mais fortes», o que reflete a situação vivida na Europa atualmente.
Desde 2007, a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia organiza anualmente o concurso Juvenes Translatores (expressão latina para «jovens tradutores»). Ao longo dos anos, o concurso tornou-se numa experiência marcante para muitos dos participantes e vencedores, que enveredaram por carreiras de tradução e se tornaram tradutores na Comissão Europeia.

 

8 de Abril de 2021


 

Rent a car: cuidados a ter 

Rent a car: cuidados a ter – 8 de Abril

Ciclo de workshps online sobre os ‘Direitos dos Consumidores’
FEV | ABR ’21 | 14h30-15h30 | MICROSOFT TEAMS

Uma organização da Rede Europe Direct Portuguesa e do Centro Europeu do Consumidor em Portugal.
Inscrição gratuita, mas obrigatória: http://bit.ly/Work_EDICCEC

6 de Abril de 2021


O Futuro da Europa em discussão

O Futuro da Europa esteve em destaque, no Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega com duas iniciativas distintas sobre a temática, realizadas online, e com transmissão para a sua página de Facebook onde estão disponíveis para visualização.

Na segunda-feira, 1 de Março, Marisa Matias, deputada ao Parlamento Europeu, e membro da subcomissão dos Direitos Humanos do Parlamento Europeu, expôs, no âmbito da defesa dos Direitos Humanos, o seu trabalho, preocupações e perspetivas para o Futuro Europeu na sessão “Os Direitos Humanos e o Futuro da Europa”.

Na quinta-feira, 4 de Março, o foco virou-se para as questões ambientais no debate “O Pacto Ecológico Europeu e o Futuro da Europa”, organizado em parceria pelo Europe Direct e pela Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses (EPAMAC).

Paulo Lemos, perito da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, antigo Secretário de Estado do Ambiente, e com uma carreira de mais de 30 anos ligada às temáticas ambientais, abordou questões relativas ao Pacto Ecológico Europeu, os seus objetivos, ambições e impacto no Futuro da Europa e do Mundo. Uma sessão produtiva, aberta ao público, com a participação de alunos da EPAMAC e da Escola Profissional Vértice, que, com questões pertinentes contribuíram para um animado debate sobre as questões ambientais.

20 de Março de 2021


16 de Março de 2021

A Europa na Escola – Formação para Professores
 
A Europa na Escola – Formação para Professores: inscrições abertas para novas sessões da ação de formação de curta duração acreditada pela DGE.

Estão abertas até dia 22 de março as inscrições para as novas sessões da ação de formação de curta duração para professores, organizadas no âmbito do projeto “A Europa na Escola – Formação para Professores”, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+.

O objetivo da formação é promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios de Cidadania e Desenvolvimento.

 

2 de Março de 2021


 

A Europa vai à Escola

 

Durante o mês de fevereiro continuamos a realizar as nossas sessões em linha do “A Europa vai à Escola”, promovendo o debate sobre temas relacionados com a História da União Europeia, as suas instituições, e o futuro europeu.

Obrigado ao agrupamento de Escolas de Eiriz – Baião por nos permitir conversar com os seus alunos sobre temáticas europeias.

Gostava de realizar umas destas sessões na sua instituição? Inscreva-se aqui

 27 de Fevereiro de 2021


 

O Pacto Ecológico Europeu e o Futuro da Europa

 

O Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, em parceria com a Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses, vai realizar uma sessão sobre o “Pacto Ecológico Europeu e o Futuro da Europa” com o Dr. Paulo Lemos, perito da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia. Uma ótima oportunidade para conhecer os planos que a União Europeia prevê implementar na área ambiental.

Participação via plataforma online, sujeita a inscrição

27 de Fevereiro de 2021


 

Comprei online e correu mal! E agora?

 

Comprei online e correu mal! E agora? Ciclo de workshps online sobre os ‘Direitos dos Consumidores’
FEV | ABR ’21 | 14h30-15h30 | MICROSOFT TEAMS

Uma organização da Rede Europe Direct Portuguesa e do Centro Europeu do Consumidor em Portugal.
Inscrição gratuita, mas obrigatória: http://bit.ly/Work_EDICCEC

 

2 de Fevereiro de 2021


 

Vou à Bola com a Europa

O “Vou à Bola com a Europa” é um projeto do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, que dá a palavra a jogadores de futebol para explicarem porque se identificam com o projeto europeu, ou seja, porque “Vão à Bola com a Europa”.

Adriano Castanheira – Futebol Clube de Paços de Ferreira
Douglas Tanque – Futebol Clube de Paços de Ferreira
João Amaral – Futebol Clube de Paços de Ferreira
Ruben Rocha – Sport Clube de Freamunde

E tu?
Vais à Bola com a Europa?

Acompanha nas nossas redes sociais os próximos episódios: FacebookTwitterInstagram

 

2 de Fevereiro de 2021


 

A Europa vai à Escola

Durante o mês de Janeiro continuamos a realizar as nossas sessões em linha do “A Europa vai à Escola”. Abordamos temas relacionados com a História da União Europeia, as suas instituições, mobilidade e emprego na Europa com alunos do Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião, do Agrupamento de Escolas de Felgueiras e da Escola Profissional e Tecnológica – Profensino.

Encontramos jovens atentos e interessados!

Gostava de realizar umas destas sessões na sua instituição? Inscreva-se aqui

22 de Janeiro de 2021


 

Comic Art Europe

 

O Comic Art Europe convida artistas a submeter um projeto de banda desenhada relacionado com um tema específico.
Os artistas selecionados receberão um conjunto de apoios que inclui uma bolsa de 5.000 euros, uma residência de duas semanas e uma viagem a alguns dos mais fantásticos festivais europeus.
O prazo termina a 10 de Fevereiro.
Mais informações aqui

 

22 de Janeiro de 2021


 

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 

A 1 de janeiro de 2021 Portugal assumiu a Presidência do Conselho da União Europeia.
O lema é “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”. Portugal assume esta Presidência com três grandes prioridades para a União Europeia:

  • Promover uma recuperação alavancada pelas transições climática e digital
  • Concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais da União Europeia como elemento diferenciador e essencial para assegurar uma transição climática e digital justa e inclusiva
  • Reforçar a autonomia de uma Europa que se deve manter aberta ao mundo, assumir liderança na ação climática e promover uma transformação digital ao serviço das pessoas

Mais informações no site oficial da Presidência Portuguesa

 

1 de Janeiro de 2021


 

Vacinação contra a COVID-19

                                    

A vacinação que permite salvar vidas. A Comissão Europeia apoia os países da União Europeia na implementação dos seus planos nacionais de vacinação.
Saiba mais em https://europa.eu/!rN83XQ

 

29 de Dezembro de 2021


 

Brexit: Acordo entre União Europeia e Reino Unido

 

A União Europeia e o Reino Unido chegaram a um acordo!

“Agora temos um acordo justo e equilibrado com o Reino Unido. Este acordo irá proteger os interesses da União Europeia, garantir uma concorrência leal e fornecer previsibilidade às nossas comunidades piscatórias”, defendeu a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na conferência de imprensa sobre o Brexit.

Assista à conferência de imprensa aqui

25 de Dezembro de 2020


 

Boas Festas e Feliz Ano Novo!

A Equipa do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega deseja-vos Boas Festas e um excelente 2021!

 

21 de Dezembro de 2020


 

Volta de Apoio ao Emprego – Paços de Ferreira

No mês de dezembro o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega realizou duas sessões da Volta de Apoio ao Emprego: em Montalegre, a 2 de dezembro, e em Paços de Ferreira, a 9 de dezembro. Com intervenções em linha dos oradores e de participantes, foi também transmitida em direto para escolas das localidades referidas. Esta iniciativa, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, visa a divulgação de oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade.
Assim, em Montalegre, a sessão realizou-se em parceria com o CLDS 4G Ser + Barroso, e apoio do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, tendo contado com a participação de Joaquim Freitas do ERASMUS + e de Sónia Trancoso, da Rede EURES. Em Paços de Ferreira, esta iniciativa teve a parceria da Escola Profissional Vértice e do seu Serviço de Psicologia e Orientação, tendo contado com as comunicações de Ana Pimentel da Rede EURES, Jorge Oliveira do Centro Qualifica da Profisousa e Carlos Graf do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega.

11 de Dezembro de 2020


 

Sessão de Financiamento e Parcerias

Realizou-se pelas 17h00 de dia 26 de novembro, a sessão online “Internacionalização e Parcerias”, organizada pelo Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega e pela Academia Profissional de Paços de Ferreira.

A Dra. Céu Filipe, da Associação Empresarial de Portugal e Enterprise Europe Network conduziu uma sessão que teve por objetivo informar as empresas e empresários de formas de conseguir uma internacionalização dos seus negócios assim como a construção de parcerias de sucesso.

A sessão foi transmitida em direto via WEBEX e Facebook do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega e Profisousa Ass. Ensino Profissional do Vale do Sousa, onde ainda pode ser revista.

 

27 de Novembro de 2020


 

Volta de Apoio ao Emprego – Dose Dupla

   

O mês de dezembro será brindado com duas sessões da “Volta de Apoio ao Emprego” uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal que passa pela organização de sessões de informação, em várias localidades do continente e das ilhas, para divulgar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade. Assim, nos próximos dias 2 e 9 de dezembro, serão realizadas sessões em linha para públicos alvo de zonas geográficas diferentes, mais concretamente Montalegre e Paços de Ferreira.

 

Para informações detalhadas sobre estas sessões deverão consultar o site http://www.2020.vae.pt/

 

Inscrições

Montalegre: https://forms.gle/91nqGhWAbsfYDnby8

Paços de Ferreira: https://forms.gle/MLG2jFuiJr9eatZv5

 

24 de Novembro de 2020


 

Sessão Apoios Europeus para o Setor Cultural   

     

Na passada quarta feira dia 18 de novembro, pelas 18h, realizou-se a sessão de informação em linha “Apoios Europeus para o Setor Cultural”. A cerca de centena e meia de participantes que seguiu esta iniciativa teve a oportunidade de escutar a Dra. Sara Machado do Europa Criativa – programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo – a explicar em detalhe que apoios europeus existem no subprograma Cultura, e que perspetivas o futuro pode reservar para este setor.

Esta sessão em linha realizou-se através da plataforma WEBEX e do Facebook das entidades organizadoras: Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, Europa Criativa, ComPaços – Associação de Preservação e Dinamização Musical de Paços de Ferreira e ZORA – Movimento Associativo de Jovens Marcoenses.

Ainda é possível, por tempo limitado, assistir à sessão aqui: https://bit.ly/2J0wF9f

 

19 de Novembro de 2020


 

VAE 2020 – Marco de Canaveses

     

 

No passado dia 14 de outubro, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, em parceria com o Caerus – CLDS 4G, realizou uma sessão em linha da Volta de Apoio ao Emprego. Nesta iniciativa participaram Ana Pimentel, da Rede Eures, que elucidou o auditório sobre a procura de emprego na Europa, e Catarina Oliveira, do Centro Nacional Europass, cuja apresentação se centrou na elaboração de um currículo utilizando as novas ferramentas Europass. A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Dra. Cristina Vieira, conduziu a abertura da sessão, que contou com a moderação de Carlos Graf, do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega.

A iniciativa “Volta de Apoio ao Emprego”, é promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e consiste na organização de sessões de informação, em várias localidades do continente e das ilhas, para divulgar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade.

 

16 de Outubro de 2020


 

Podcast – A Europa aos 70

O episódio sobre ambiente e energia do podcast “A Europa aos 70”, já está no ar!
Assista ao episódio completo aquiUma conversa entre Bárbara Leão de Carvalho e António Bento com Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

 

15 de Outubro de 2020


 

Semana Europeia do Desporto

 

O Centro de Informação Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, o Guerreiros a Capacitar CLDS 4G e a ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira, uniram-se para realizar uma caminhada e uma aula de Ioga especialmente dedicada aos seniores, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, contribuindo, assim, para o seu bem-estar físico.

 

25 de Setembro de 2020


Jornadas Europeias do Património 2020

Na próxima sexta feira, dia 25 de setembro pelas 11 h, realizar-se-á uma Tertúlia Online subordinada ao tema Património e Educação, com organização do Centro de Informação Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural.
O painel será composto por Rosário Machado (diretora da Rota do Românico), Luís Sousa (Gabinete de Património e Arqueologia – Câmara Municipal de Lousada), Paulo Ferreira (vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira) e contará com a moderação de Carlos Graf (Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega).

Esta iniciativa será uma oportunidade para contactar com diferentes perspetivas e abordagens à temática do Património e à sua ligação com a Educação, convidando os participantes a uma reflexão e permitindo a discussão de diferentes estratégias.

Pode acompanhar a transmissão em direto aqui

22 de Setembro de 2020


 

SOTEU 2020 – Discurso Estado da União Europeia

No dia 16 de setembro, às 8:00h a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen irá proferir o seu primeiro discurso sobre o estado da União.
Acompanhe em direto na nossa página de Facebook (https://www.facebook.com/CIED.TSAT) este marco histórico e partilhe as suas opiniões aqui: https://padlet.com/europedirecttsat/soteu

Também conhecido por Estado da União Europeia, trata-se do discurso anual que o Presidente da Comissão Europeia profere, em setembro, perante o Parlamento Europeu e que faz o balanço e perspectiva o futuro da União Europeia.

 

14 de Setembro de 2020


 

Jovens Tradutores nas escolas da UE

A Comissão Europeia anuncia o lançamento do seu concurso anual de tradução para estudantes do ensino secundário de toda a Europa, Juvenes Translatores. As escolas de todos os países da UE poderão inscrever-se em linha, para que os seus alunos possam competir com colegas de outros países. Este ano, os adolescentes participantes terão de traduzir um texto sobre o tema «Enfrentar tempos difíceis — juntos somos mais fortes».

Mais informações aqui

 

7 de Setembro de 2020


 

Formação para professores: A Europa na tua Escola

Já estão abertas as inscrições para a ação de formação de curta duração “Europa na Escola – Formação para Professores”!

O objetivo da formação é promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios de Cidadania e Desenvolvimento.

A formação decorrerá à distância (síncrona) e terá uma duração total de 6 horas repartidas em 2 dias. Os candidatos poderão escolher entre as 5 turmas organizadas durante o mês de outubro.

Inscreva-se aqui

1 de Setembro de 2020


EU Beach Cleanup

Convidamos todos a «limpar a praia a partir de casa»! Como?

Através da adoção de 4 ações sustentáveis simples eficazes:

 

Reduzir o consumo de água

Fazer menos compras

Reciclar / Fazer a triagem do lixo

Limpar a sua zona

 

Mais informações aqui

 

31 de Agosto de 2020


 

Forum Económico de Bruxelas

 

Junte-se ao debate digital no Forum Económico de Bruxelas no dia 8 de Setembro.
Como se poderá relançar a economia após a crise do coronavirus?
Descubra mais sobre o programa e oradores e efetue o seu registo aqui

 

31 de Agosto de 2020


 

SURE – Instrumento Europeu de Apoio Económico

 

A Comissão Europeia apresenta propostas ao Conselho para disponibilizar apoio financeiro no valor total de €81.4 mil milhões a 15 Estados-Membros sob o instrumento SURE.
Portugal e a Hungria já submeteram pedidos formais que estão a ser analisados. A Comissão espera avançar com uma proposta para disponibilizar apoio a Portugal e à Hungria em breve. Os Estados-Membros que não tenham apresentado os seus pedidos formais, ainda o poderão fazer.

Mais informações aqui

25 de Agosto de 2020


587 milhões de euros para PME

 

 

O Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Banco Santander Consumer Portugal (BSCP) estão a unir esforços no sentido de apoiar as pequenas e médias empresas (PME) e as empresas de média capitalização (mid-caps) portuguesas afetadas pela crise da COVID-19. O banco da UE e o BSCP assinaram dois contratos no montante de 587 milhões de euros destinados a injetar liquidez e a financiar investimentos num momento crítico.

Mais informações aqui

 

29 de Julho de 2020


Ponte Aérea Humanitária para Guiné Bissau

No dia 23 de julho, saiu de Lisboa o primeiro dos quatro voos da ponte aérea humanitária da União Europeia organizados por Portugal com destino a Bissau, levando a bordo equipamento e material médico. A carga inclui medicamentos, bem como equipamento de laboratório e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, que ajudarão a garantir o acesso da população aos cuidados de saúde, no contexto da pandemia de coronavírus.

Mais informações aqui

 

29 de Julho de 2020


Conselho Europeu de 17-21 de julho de 2020

                                                   

“Hoje demos um passo histórico, do qual todos nos podemos orgulhar.”
Consulte aqui a alocução de abertura da presidente Ursula von der Leyen na conferência de imprensa conjunta com o presidente Charles Michel após a reunião extraordinária do Conselho Europeu de 17-21 de julho de 2020.

 

21 de Julho de 2020


Bolas de Bruxelas


Nada está a ser feito para apoiar as empresas e as PME durante esta crise? Pense duas vezes!
As PME são uma peça essencial da economia europeia e a Comissão sabe disso. No curto e no longo prazo, há medidas para ajudar. Foi aprovado o programa SURE, no valor de 100 mil milhões de euros, para que os empregos sobrevivam a esta crise. Entretanto, a recuperação está lançada, com o Next Generation EU, de 750 mil milhões de euros, a trilhar o caminho.

 

20 de Julho de 2020


 

Prémio Cidade Acessível   

A Comissão Europeia lançou a 11.ª edição do Prémio Cidade Acessível.

As cidades de toda a UE podem começar a candidatar-se agora. Este prémio reconhece e premeia a vontade, a capacidade e os esforços de uma cidade em tornar-se mais acessível às pessoas com deficiência.

Mais informações aqui

 

9 de Junho de 2021


 

Dia Mundial do Ambiente             

 

No passado dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, Paulo da Silva Lemos, perito da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, realizou uma palestra em linha sobre os “Plásticos no contexto do Pacto Verde Europeu”. A abertura da sessão ficou a cargo do Dr. Paulo Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e vereador do Ambiente, e a moderação foi da responsabilidade de Carlos Graf, do Centro de Informação Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega.

Esta iniciativa foi uma parceria entre o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, tendo sido transmitida em direto nas páginas de Facebook das duas instituições.

A conferência pode ser vista em: https://www.facebook.com/CIED.TSAT/videos/2660071584314817/

 

8 de Junho de 2021


 

Estratégia do Prado ao Prato       

 

 

A Estratégia do Prado ao Prato baseia-se em 27 ações que visam a defesa de um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente:

-50% menos pesticidas

-20% menos fertilizantes

+25% agricultura orgânica

-50% menos antibióticos na agricultura

Redução do desperdício

Proteção dos animais

Objetivos a atingir até 2030!

Mais informações aqui

 

20 de Maio de 2021


 

SURE – Apoio aos trabalhadores 

 

Os Estados-Membros da UE adotaram a proposta da Comissão Europeia para criar uma rede de segurança para trabalhadores e empresas.

Com até 100 mil milhões de euros, o SURE apoiará os empregos e rendimentos dos trabalhadores.

Saiba mais aqui

 

19 de Maio de 2021


 

Turismo e transportes

 

A Comissão apresenta hoje um pacote de orientações e recomendações para ajudar os Estados-Membros a levantar gradualmente as restrições aplicáveis às viagens e permitir que as empresas do setor do turismo reabram, respeitando as precauções sanitárias necessárias.

O objetivo das orientações da Comissão é oferecer às pessoas a oportunidade de desfrutarem do repouso, relaxamento e ar livre indispensáveis. Assim que a situação sanitária permita, as pessoas deverão poder reencontrar os seus amigos e familiares, no seu próprio país da UE ou além-fronteiras, respeitando todas as medidas de segurança e de precaução necessárias.

O pacote visa igualmente ajudar o setor do turismo da UE a recuperar da pandemia, apoiando as empresas e assegurando que a Europa continua a ser o principal destino dos visitantes.

Mais informação aqui

 

14 de Maio de 2021


 

117 soluções inovadoras contra o coronavírus selecionadas na maratona europeia 

Durante a maratona #EUvsVirus Hackathon, organizada no fim de semana passado sob o patrocínio de Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, foram selecionadas, no total, 117 soluções inovadoras para apoiar a recuperação do surto de coronavírus.
As soluções vencedoras da maratona, organizada pelo Conselho Europeu da Inovação, em estreita colaboração com os Estados-Membros da UE, abrangem diferentes domínios, como a saúde, o trabalho à distância, a educação ou as finanças digitais. Incluem uma plataforma de dados baseada em inteligência artificial que liga as necessidades dos hospitais a fornecedores e financiamentos disponíveis, filas de espera virtuais para garantir o distanciamento social, uma plataforma experimental para que pais, professores e crianças estejam em contacto com os seus pares, um sistema original que ajuda pequenas e médias empresas a procurar financiamento a curto prazo e muitos outros conceitos pioneiros.
Mais informações aqui

 

30 de Abril de 2021


 

Roteiro Europeu sobre o levantamento das medidas de contenção

 

Para combater a pandemia da COVID-19, foram tomadas medidas extraordinárias em todo o mundo e, em mais de metade dos Estados-Membros da UE, foi decretado o estado de emergência, incluindo em Portugal. Estas medidas restritivas têm sido indispensáveis na luta para abrandar a propagação do vírus e têm salvo inúmeras vidas. No entanto, estas medidas têm um custo social e económico muito elevado. O isolamento não é uma característica humana e, assim, esta quarentena afeta a saúde mental de todos nós, especialmente a de quem se encontra só. Importa igualmente equacionar o enorme impacto que o vírus tem e continuará a ter nas nossas economias.

Embora o caminho de regresso à normalidade seja ainda longo, é evidente que as medidas extraordinárias de confinamento não podem perdurar indefinidamente. É necessário retomar as atividades económicas e sociais, sem que se deixe de continuar a zelar pela saúde dos cidadãos. A saída do confinamento necessita, assim, de uma abordagem bem coordenada na UE e entre todos os Estados-Membros.

Sofia Colares Alves

Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal

Leia o artigo na integra aqui

 

16 de Abril de 2021


 

Coronavírus: seja responsável


Enfrentamos um dos maiores desafios da nossa História. O melhor contributo que podemos dar no combate ao coronavírus é ficar em casa. Por isso, nos próximos tempos, sê responsável, fica em casa.

 

27 de Março de 2021


 

Iniciativa de Investimento de Resposta à Crise do Coronavírus

A Comissão Europeia tem 37 mil milhões de euros disponíveis para apoiar o combate ao coronavírus, através da Iniciativa de Investimento de Resposta à Crise do Coronavírus. Este apoio incidirá sobretudo na aquisição de equipamento e dispositivos médicos, na liquidez para as autoridades lidarem com a crise, e em ajudas às PME’s.
Descobre mais em https://europa.eu/!Hb87vj

 

27 de Março de 2021


 

A UE apoia Portugal 

 

A União Europeia apoia Portugal no combate à COVID19

Sabe como?
Ativação da cláusula de derrogação de âmbito geral do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Os governos podem gastar o dinheiro que precisem para lidar com a crise do Covid-19

Simplificação das regras relativas aos auxílios estatais: mais ajuda para as empresas e os trabalhadores

3 mil milhões de euros para PME e empresas de média capitalização afetadas pelo surto de coronavírus

Financiamento do repatriamento de cidadãos da UE de países terceiros

Orientações para a gestão das fronteiras, a fim de salvaguardar a continuidade do transporte de mercadorias em toda a UE durante a atual pandemia

Criação de uma reserva estratégica RESCUE de equipamento médico (por exemplo ventiladores e máscaras de proteção) para apoiar os países da União Europeia no contexto da pandemia de COVID-19

Financiamento de uma vacina

 

26 de Março de 2021


 

Previsões económicas de Inverno 2020


De acordo com as previsões económicas do inverno de 2020, a economia europeia deverá manter uma trajetória de crescimento firme, mas moderado. A área do euro registou o mais longo período de crescimento sustentado desde a criação do euro em 1999. O crescimento do produto interno bruto da área do euro deverá, segundo as previsões, permanecer estável no nível de 1,2 % em 2020 e em 2021. No que respeita à UE no seu conjunto, prevê-se uma ligeira diminuição do crescimento para 1,4 % em 2020 e 2021, face aos 1,5 % registados em 2019.

Mais informações aqui

 

13 de Fevereiro de 2020


 

O Local da História

Resultante de uma parceria entre o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e a Prosénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira realizou-se a iniciativa “O Local da História”, no Museu Municipal de Paços de Ferreira. Esta palestra, que se desenrolou perante uma plateia lotada, contou com a intervenção da Dra. Paula Pinto Costa sobre o seu mais recente livro “Os Templários – Homens de Religião e de Guerra”. Participou igualmente nesta sessão a Dra. Rosário Machado, diretora da Rota do Românico, com uma comunicação sobre a Rota do Românico e a importância da preservação do patrimônio histórico. O painel foi presidido pelo Dr. Paulo Barbosa, vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, e a moderação foi da responsabilidade de Carlos Graf.

3 de Fevereiro de 2020


 

Brexit: Instituições da UE assinalam saída do Reino Unido da União Europeia

 

 

Por meio de um procedimento escrito, o Conselho adotou, em nome da UE, a decisão relativa à celebração do Acordo de Saída. Esta adoção seguiu-se ao voto de aprovação pelo Parlamento Europeu, em 29 de janeiro, e à assinatura do Acordo de Saída pela UE e pelo Reino Unido, em 24 de janeiro.

O Acordo de Saída entrará em vigor no momento em que o Reino Unido sair da UE, à meia-noite (hora da Europa Central) de 31 de janeiro de 2020. A partir desse momento, o Reino Unido deixará de ser Estado-Membro da UE e será considerado país terceiro.

O Acordo de Saída garante uma saída ordenada do Reino Unido da União e abrange os direitos dos cidadãos, o acerto financeiro, o período de transição, os protocolos sobre a Irlanda/Irlanda do Norte, Chipre e Gibraltar, a governação e outras questões relativas à separação.

 

31 de Janeiro de 2021


 

Organização da Conferência sobre o Futuro da Europa

 

A comunicação adotada é o contributo da Comissão para o debate, já animado, em torno da Conferência sobre o Futuro da Europa – um projeto anunciado pela presidente Ursula von der Leyen nas suas orientações políticas, para dar mais voz aos europeus sobre a ação da União Europeia e a forma como esta trabalha para eles. A conferência basear-se-á em experiências anteriores, como os diálogos com os cidadãos, ao mesmo tempo que introduzirá uma vasta gama de novos elementos para aumentar a sensibilização e reforçar as formas de que as pessoas dispõem para influenciar as futuras ações da UE. A conferência será um novo fórum público que permitirá um debate aberto, inclusivo, transparente e estruturado com cidadãos de diversas origens e de todos os quadrantes. A Comissão está empenhada em dar seguimento ao resultado.

Mais informações aqui

22 de Janeiro de 2020