Erasmus

A PROFISOUSA, NA SENDA DA INTERNACIONALIZAÇÃO

ERASMUS 2019 – 2022

A Profisousa reforçou a sua aposta na internacionalização, numa perspetiva da busca de conhecimento e de inovação na área da educação e formação de adultos. O projeto Erasmus “Jornadas de Aprendizagem ao Longo da Vida”, que teve início em junho de 2019 e termo em maio de 2022, permitiu a colaboradores das diversas valências da Profisousa terem contacto com instituições homólogas do ensino/formação e aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para o  aperfeiçoamento de competências em língua estrangeira, em ferramentas digitais, bem como para o conhecimento de formas inovadoras de gestão das organizações e do trabalho, assim como para a manutenção de redes de contactos internacionais, que possibilitarão dar continuidade à cooperação interinstitucional.

O primeiro projeto internacional teve lugar em Génova, Itália, em agosto de 2019, e envolveu 6 elementos das equipas do Centro Qualifica, do Europe Direct, da Escola Profissional Vértice e da ProSénior, visando o contacto com metodologias inovadoras de apresentação e interação com o público, nomeadamente através de métodos de representação gráfica e do desenho, com o curso “Visual Facilitation and Sketchnoting Tools”, organizado pela Associação Genovense Librotondo. Os participantes elaboraram ainda dois projetos destinados à aprendizagem da língua portuguesa, para crianças e para adultos, assim como um projeto destinado à promoção da separação de resíduos, que, no final, foram apresentados à comunidade do bairro de Lagaccio.

Nos anos de 2020 e 2021, devido à situação pandémica a nível mundial, o nosso projeto esteve suspenso, retomando com toda a força em 2022, ano de encerramento.

Assim, em março de 2022, a Profisousa foi representada na cidade de Split, Croácia, por 3 colaboradores do Centro Qualifica, da Escola Profissional Vértice e da ProSénior, que participaram no curso “Using Technology in the Classroom”, com o objetivo de capacitar as nossas equipas para uma era cada vez mais digital, com ferramentas e competências inovadoras suscetíveis de serem utilizadas em contexto de formação e ensino.

Em abril, 3 colaboradores da ProSénior e do Centro Qualifica, participaram numa missão de job shadowing, que significa a oportunidade de estar numa instituição semelhante para troca de experiências. Fomos recebidos na capital da Letónia por Iveta Cīrule, fundadora da Universidade Sénior de Riga, com base no conhecimento adquirido em Portugal, através da RUTIS – Rede de Universidades Seniores. Nesta missão, visitámos a RASA – Riga Active Seniors Alliance e reunimos com a Associação para a Educação de Adultos da Letónia e com o Serviço de Qualidade da Educação, o que nos deu uma perspetiva do sistema de ensino na Letónia.

A reciprocidade de aprendizagens nesta troca de experiências permitiu ainda novos contactos institucionais, no sentido de se poder vir a implementar, na Letónia, o processo de RVCC, que já conhecemos em Portugal há mais de duas décadas e que para Iveta Cīrule, especialista em educação, é uma metodologia verdadeiramente interessante, que gostaria de implementar para dar resposta à população menos qualificada.

No mês de maio foram realizadas duas missões de job shadowing a dois países diferentes, que envolveram um total de 13 colaboradores, dos diferentes projetos da Profisousa.  A primeira missão deste mês teve lugar na cidade Sueca de Karlshamn, onde uma representante da direção da Profisousa e dois colaboradores do Centro Qualifica tiveram a honra de ficar a conhecer o funcionamento de um Centro de Educação de Adultos, o sistema escolar sueco e a forma como é gerida a formação profissional que integra áreas diferentes daquelas a que tipicamente estamos habituados em Portugal.

Por fim, 10 colaboradores da ProSénior rumaram a Espanha, na companhia de alguns dos seus alunos, para visitar Universidad Sénior de la Universidad de A Coruña, que, tal como o nome denuncia, se encontra integrada no sistema universitário formal, com um sistema de aprendizagem que conduz à obtenção de um título universitário no final do curso.

Visitámos ainda o Escuela de Adultos Eduardo Pondal, na qual tivemos o gosto de encontrar professores que ensinam a língua portuguesa a adultos e ficámos a saber que a língua portuguesa se encontra no sistema de ensino a par das outras línguas estrangeiras.

Estas experiências proporcionaram a todos os participantes o contacto com novas culturas e formas de trabalho, novas metodologias, fortalecimento de redes de cooperação europeias e a certeza de que os projetos Erasmus, promovidos e financiados pela Comissão Europeia, são uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e profissional de todos, contribuindo, amplamente, para o sentimento de pertença Europeu.

Profisousa, julho de 2022